Navegar / buscar

Adblock Plus Navegação sem propaganda

Tela inicial site adblockplus.org/
Fonte: https://adblockplus.org/

Atualmente na internet as propagandas estão se tornando um inconveniente cada vez mais incômodo. É natural que sites que disponibilizam seus conteúdos gratuitamente necessitem de alguma forma de monetização, mas os abusos são cada vez mais frequentes e nesses casos é muito desgastante para o usuário fechar inúmeras mensagens indesejadas e/ou ser redirecionado para endereços sem relevância ou que voluntariamente não iria.

Se essa situação também incomoda você, a solução é simples, instale a extensão Adblock Plus em seu navegador.

Anúncios bloqueados

Anúncios bloqueados
Fonte: https://adblockplus.org/

O Adblock Plus, ativo em 100 milhões de dispositivos segundo sua página oficial,  bloqueia todos os anúncios irritantes na web por padrão, incluindo anúncios em vídeo no YouTube, anúncios no Facebook, banners espalhafatosos, pop-ups, pop-unders e muito mais. Isso é possível com base na lista de filtros selecionada.

Basta instalar o Adblock Plus para o seu navegador (ele está disponível para praticamente todos), seu smartphone ou tablet Android, e todos os anúncios intrusivos são automaticamente removidos a partir de qualquer site que você visita.

Para quem gosta de assistir filmes online e que sofre com a imensa quantidade de anúncios irritantes, esta extensão é um verdadeiro alívio.

Anúncios aceitáveis

Anúncios aceitáveis
Fonte: https://adblockplus.org/

Uma vez que muitos sites dependem da receita de publicidade, o Adblock Plus incentiva o uso de publicidade não invasiva ao invés de anúncios irritantes e irrelevantes.

Para conseguir isso, o Adblock Plus estabeleceu um conjunto de diretrizes rígidas conhecidas como a iniciativa de anúncios aceitáveis. Em conjunto com todos os utilizadores e contribuidores, definiram anúncios aceitáveis e definiram o posicionamento e o tamanho dos anúncios adequados. Os anúncios que atendem a esses critérios são visíveis. No entanto, você pode desativar esse recurso a qualquer momento e navegar livre de anúncios.

Instalando a extensão

Adblock Plus - Google Chrome
Adblock Plus – Google Chrome

A maneira mais fácil de instalar é visitar o site Adblock Plus ele automaticamente identifica seu navegador e mostra o botão verde Instale para o (seu navegador) como na primeira imagem desse texto.

Você também pode instalar pelo gerenciador de extensões de seu navegador, nesse caso preste atenção se a extensão é Adblock Plus, pois existem outras similares.

Configurando

As configurações e as funcionalidades da extensão podem variar dependendo do navegador utilizado, mas em todos é bem simples, basicamente basta ativa-la.

No Google Chrome, as opções estão divididas em quatro abas: Lista de filtros, Adicione seus próprios filtros, Domínios permitidos e Geral.

Aba Lista de filtros

adblock plus lista de filtros
Fonte: https://adblockplus.org/

Você escolhe quais filtros ativar, atualiza as listas, permite ou não Permitir algumas propagandas não-invasivas. O filtro mais utilizado é o EasyList  porem existem outros.

Aba Adicione seus próprios filtros

É utilizada por usuários avançados para criar filtros personalizados, não é difícil, mas para a imensa maiorias dos usuários o custo-benefício não vale a apena.

Aba Domínios permitidos

adblock plus dominios permitidos
Fonte: https://adblockplus.org/

Como o nome indica, nessa aba podemos liberar as propagandas em determinados site como jornais, que sobrevivem dos anunciantes, sites de downloads, que só liberam o arquivo de seu interesse após a visualização de determinados anúncios, dentre outras necessidades.

Aba Geral

adblock plus opcoes geral
Fonte: https://adblockplus.org/
adblock plus bloquear elemento
Fonte: https://adblockplus.org/

Nessa aba, deixe sempre marcada a opção Mostrar ‘Bloquear elemento’ no menu ao clicar com o botão direito, assim você poderá bloquear qualquer imagem, vídeo, som, etc. na página que está navegando, bastando clicar com o botão direito do mouse em cima do item a ser bloqueado e escolher a opção “bloquear elemento”.

Liberdade

Muitos site já conseguem identificar se seu navegador tem ou não o Adblock Plus instalado, quando isso acontece, cada site tem uma reação diferente.

Alguns informam educadamente que sobrevivem de anunciantes e que gostaria que você desativasse o bloqueador, mas te permite navegar mesmo com ele ativado.

Outros são taxativos: Ou desbloqueia ou não navega, existem também os que estão no meio termo, libera algum conteúdo, mas para ter acesso ao total só com propagandas desbloqueadas.

A atitude do usuário vai depender de seu interesse no conteúdo ou da relevância da página. Eu nunca desbloqueio propaganda em site que exigem o desbloqueio de forma incisiva. Vou procurar o conteúdo em outro lugar, opções é o que não falta na grande rede. Não gosto que interfiram de maneira drástica na minha liberdade de escolha.

Deixe um comentário

nome*

email* (não publicado)

website