Navegar / buscar

Sonia_cabrilis & la vita é bella

Esses dois alertas são puro lixo virtual que circulam na rede desde o século passado em diversas versões.

Essas mensagens geralmente circulavam separadas, mas algum “esperto” resolveu junta-las, talvez com a intenção de tornar a informação mais assustadora e assim conseguir o seu verdadeiro intento: que todos encaminhem ao maior número de pessoas. Esse é um dos métodos que os Spamers usam para capturar endereços de e-mail.

Veja abaixo uma das versões dessa mensagem e uma pequena análise da mesma.


—– Original Message —–
From: amiga (removido)
To: muitos (removido)
Sent: Thursday, June 26, 2008 1:52 PM
Subject: [Spam] FW: URGENTE!!!
 
Leiam com atenção este e-mail e envie para seus amigos…não podemos permitir isso…Bjim.
Está circulando na internet uma nova fraude: Roubam seu endereço Hotmail, mudam a senha e, através do messenger e e-mail entram em contato com todos os seus amigos, obviamente fazendo-se passar por você, dizendo que você está com grandes problemas econômicos e que você precisa urgente de um empréstimo, pedindo que depositem o dinheiro em uma determinada conta corrente, ou então pedem um nº de cartão de crédito ou documento similar (REPITO, sempre no SEU nome, como se fosse você ). Alterando, a senha você não terá como entrar nas suas mensagens para alertar os seus contatos.
Fale com todos os seus amigos que 
NÃO ACEITEM o contato Sonia_cabrilis de Hotmail, porque é um virus que formata seu computador, e, se for aceito, por algum contato seu, automaticamente você estará infectado!
Copie e envie esta mensagem para todos os seus contatos !
PRESTE MUITA ATENÇÃO ! !!

Como se não bastasse, você pode receber um e-mail Power Point chamado ‘la vida es bella’ (‘la vita è bella’) que aparentemente é inofensivo, mas, NÃO ABRA DE MANEIRA NENHUMA E CANCELE-O IMEDIATAMENTE!!!!
Se esse arquivo for aberto, seu monitor lhe mostrará uma mensagem que diz :’já é tarde demais, a vida não é mais bela!’. Em seguida você perderá tudo o que tiver no computador e o remetente da mensagem terá acesso ao seu computador em seu lugar; acessará seu e-mail e tudo o mais!
Esse é um novo vírus que começou a circular na rede sábado passado. Temos de fazer DE TUDO para bloquear este novo vírus!
A UOL já confirmou sua periculosidade e os software antivírus não conseguem detê-lo. O vírus foi criado por um hacker que se auto-define o ‘dono da vida’, e o seu objetivo é o de destruir os computadores domésticos

Uma breve analise da mensagem em questão:

“CIRCULEM ESTE E-MAIL ENTRE AMIGOS, FAMÍLIA E CONTATOS.”

Qualquer mensagem que estimule você a reencaminha-la é no mínimo suspeita. Se você avisa um amigo ou parente de um perigo real, não precisa pedir para ele falar para outros, isso é um ato espontâneo e automático.

“Fiquem atentos nos próximos dias!”

Uma data “genérica” faz a mensagem sempre parecer atual, mesmo que já esteja desatualizada. Essa é do século passado e ainda parece atual pelo “proximos dias”.

“Não abram nenhuma mensagem com um arquivo chamado “invitation”, Independentede quem a enviou, é um vírus que “abre” uma tocha olímpica que “queima” todo o Disco rígido do computador.”

Tudo fantasia… Você conhece alguém que teve o disco rígido apagado ou queimado por um vírus? Com certeza não… Sabe porque? É que não existe virus suicida… se ele apagar o disco rígido C, apagará a si mesmo, ou seja, cometerá suicídio… Existem milhares de virus alguns inofencivos outros extremamente destrutivos… mas NENHUM suicida.

“Este vírus virá de uma pessoa conhecida que tem seu nome em sua Lista de endereços, por isso você deve enviar esta mensagem a todos os seus contatos”

Se uma pessoa conhecida te enviou uma mensagem “infectada” avise somente a ela. Com certeza ela terá duas atitudes, avisar seus contatos (sem pedir que a mensagem seja reencaminhada) e limpar o seu computador.

“É preferível receber 25 vezes esta mensagem, do que receber o vírus e abrí-lo”

Mais uma vez a mensagem “força a barra” para que você envie ao maior número possível de pessoas.

“Se receber a mensagem chamada “Invitation” não a abra e apague do Seu computador imediatamente!”

Apague aquelas mensagens suspeitas que receber: “com assunto sem sentido ou em outra lingua”, “com anexos desconhecidos”, “de remetentes desconhecidos”, resposta para mensagem não enviada ou qualquer outra que a seu juizo for suspeita.
Lembre-se uma mensagem importante nunca parece suspeita.

“É o pior vírus Anunciado pela CNN e classificado pela Microsoft Como o mais destrutivo que já existiu”

A Microsoft não classifica pragas virtuais, esse trabalho é executado por empresas especializadas em segurança

“Ele foi descoberto ontem à tarde pela McKafee e não existe Anti-vírus para ele”

Esse “ontem a tarde” tem mais de 5 anos… As empresas fabricantes de softwares antivirus, quando anunciam um virus, já têm a vacina. Pois esse anúncio sempre funciona como propaganda de seu produto.

“O vírus destrói o Setor Zero do Disco Rígido, onde as informações Vitais de seu funcionamento são guardadas”

Realmente o “Setor Zero” é importante para os “Discos Rigidos” de Portugal, de onde essa mensagem é originária. No Brasil, esse local no HD tem o nome de “trilha zero”

Como pode notar essa mensagem tem todas as características de um boato (hoax):

  • Incentivo a reencaminhar
  • Data genérica (para parecer sempre atual – essa circula desde 2000 como “ontem”)
  • Desinformação: confunde a Microsoft com empresa de segurança virtual; O nome da McAfee escrito errado McKafee
  • Desconhecimento técnico (Termos técnicos incorretos)

Colabore você também para reduzir o prejuízo provocado pela circulação de lixo na internet.

Deixe um comentário

nome*

email* (não publicado)

website