Navegar / buscar

Google Fotos um novo modo de guardar e organizar suas fotos

Pesquisa visual

Foi lançado ontem, 28 de maio de 2015, um novo serviço do gigante de buscas Google que tem potencial para revolucionar o modo como guardamos, organizamos e recuperamos fotos e vídeos.

Atualmente praticamente todo mundo gosta de fotografar e filmar os momentos importantes e outros nem tanto de seu cotidiano, o problema começa quando precisamos recuperar uma dessas imagens ou vídeos. Como saber onde aquele arquivo está?

Smartphones, tabletes, notebooks, computadores, câmeras, pen drives, HD externos, e armazenamento na nuvem são lugares que precisam ser vasculhados em busca daquele arquivo específico. Aí é que entra o Google Fotos, ele nasceu com a missão de concentrar em um só lugar todas suas fotos e vídeos com um sistema de auto-organização que tira do usuário todo o trabalho de classificar por local, data, álbum, assunto, pastas e tantos outros rótulos usados para facilitar a recuperação.

O serviço promete espaço ilimitado e gratuito para fotos com resolução máxima de 16MP e vídeos de 1080p, o que atenderá bem praticamente a todos, com exceção é claro, dos profissionais que utilizam resoluções bem maiores que essas.

googlefotos02

O serviço também oferece uma série de recursos de edição bem interessantes como montar fotos panorâmicas, correção de cores, criação de vídeos com trilha sonora a partir das imagens, montar história baseada em suas fotografias, compartilhar fotos individuais ou várias fotos ao mesmo tempo com um único clique e muito mais.

Infelizmente o aplicativo para smartphone só funciona com o android 4 ou superior, se como eu, você estiver no grupo daqueles que têm um aparelho “ultrapassado” não se desespere, use o notebook ou PC para transferir suas imagens e vídeos para o serviço, assim quando tiver um “telefone esperto” compatível com o aplicativo suas fotos já estarão disponíveis no serviço.

Para aqueles usuários que têm fotos e filmes acima da resolução máxima permitida, ainda resta à opção de usar seu espaço de 15Gb da conta google ou comprar mais espaço para armazenar seus arquivos na resolução original.

googlefotos03

Principais características do serviço/aplicativo:

PESQUISA VISUAL: você pode pesquisar fotos pelas pessoas, lugares e coisas que aparecem nelas. Procurando aquele acarajé que você comeu na Bahia? Pesquise Bahia ou comida para encontrá-lo, mesmo que não tenha uma descrição. Observação: o agrupamento de rostos não está disponível em todos os países.

BACKUP AUTOMÁTICO: mantenha suas fotos e vídeos em segurança e acesse-os em qualquer dispositivo. Escolha o armazenamento gratuito e ilimitado na nuvem disponível em alta qualidade ou armazene até 15 GB de arquivos no tamanho original gratuitamente em toda a Conta do Google.

POUPE ESPAÇO NO DISPOSITIVO: o Google Fotos ajuda a remover do dispositivo as fotos e os vídeos dos quais já foi feito backup, eliminando a necessidade de excluir arquivos manualmente para abrir espaço.

DÊ VIDA ÀS FOTOS: crie automaticamente montagens em vídeo, histórias interativas, colagens, animações e muito mais.

googlefotos04

EDIÇÃO: transforme suas fotos com um toque. Use as ferramentas de edição de imagem e vídeo simples, porém avançadas, para aplicar filtros, ajustar cores e muito mais.

COMPARTILHAMENTO: compartilhe centenas de fotos instantaneamente usando links em qualquer aplicativo.

Para começar acesse o serviço e faça login com sua conta google.

Para saber mais acesse o suporte ao produto

Mas lembre-se que como outros serviços Google no passado, essa gratuidade pode ser temporária, então aproveite e faça bom uso.

googlefotos05

Fontes:
Blog oficial Google
Google Play (aplicativo Foto)

Deixe um comentário

nome*

email* (não publicado)

website