Navegar / buscar

Hospedagem de sites – Dúvidas

01 – O que é um domínio?
É um nome que serve para localizar e identificar conjuntos de computadores na Internet. O nome de domínio foi concebido com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços, sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números. O domínio é a parte do endereço do site que vem depois do “www”. Por exemplo, no site da empresa MinhaEmpresa, cujo endereço é http://www.minhaempresa.com.br o nome do domínio é: minhaempresa.com.br.

Quando uma empresa tem seu próprio nome de domínio, ela pode usá-lo também para endereços de e-mail, como por exemplo: contato@minhaempresa.com.br e compras@minhaempresa.com.br.

02 – Quem pode registrar um domínio?
Qualquer entidade legalmente estabelecida no Brasil como pessoa jurídica (instituições) ou física (Profissionais Liberais e pessoas físicas) que possua um contato em território nacional.

03 – Por que preciso registrar meu domínio?
Domínios que não estão registrados, não podem ser encontrados na Internet. Você pode até usar um domínio de terceiro para publicar seu conteúdo, sem precisar registrar seu próprio domínio, mas nesse caso não terá o controle total sobre ele.

04 – Eu preciso de um provedor para registrar um domínio?
O que você precisa na verdade é configurar dois  servidores DNS para identificar o seu domínio. Em geral quem lhe fornecerá isto será o seu provedor de hospedagem, caso você não tenha infra-estrutura própria.
Você pode solicitar o registro de seu domínio sem informar os nomes do servidores DNS de imediato. Você terá duas semanas, contados a partir da data de envio do formulário, para fornecer ao menos dois servidores DNS configurados para o seu domínio.

05 – O é DNS
DNS é a sigla para Domain Name System ou Sistema de Nomes de Domínios. É uma base de dados hierárquica, distribuida para a resolução de nomes de domínios em endereços IP e vice-versa.

06 – Para que servem os servidores DNS?
O servidor DNS será o equipamento responsável por permitir que as demais máquinas conectadas a Internet consigam acesso as máquinas de seu domínio. Sem um servidor DNS corretamente configurado, o seu domínio não estará ativo na Internet.

07 – Posso registrar qualquer nome ou tem que ser a razão social da minha empresa ou minha marca registrada?
Pode-se registrar qualquer nome desde que a Pesquisa resulte “Domínio Inexistente” e não conste pendências ou restrições sobre o nome solicitado no cadastro do registro.br

08 – Em quanto tempo após a assinatura do contrato, meu domínio estará disponível?
Na maioria das hospedagens, em no máximo vinte e quatro horas após a liberação pelo Registro.br

Deixe um comentário

nome*

email* (não publicado)

website