Navegar / buscar

O caso do papiro Tulli

Um avistamento misterioso nos céus do Egito onde o protagonista foi o Faraó Thuthmosis III

No nº 41 da revista Doubt, páginas 214 e 215 do ano de 1953, Tiffany Thayer publicou uma transcrição e uma tradução de um papiro egípcio datando do reinado de Thuthmosis III (XVIII dinastia, Novo Império).
O texto aqui reproduzido era uma transcrição da escritura hierática em hieróglifos (com a indicação das lacunas). Teria sido enviado a Thayer pelo príncipe Bóris de Rauchewitz, que escreveu:
“a transcrição que envio foi feita de um papiro do Novo Império que encontrei entre outros papéis e documentos do falecido professor Alberto Tulli, antigo diretor do Museu Egípcio do Vaticano. Ele havia restaurado esses documentos do Egito, mas após a sua morte eles permaneceram sem tradução nem publicações.”

Tradução
“(lacuna 1 …). No 22º ano, no terceiro mês do inverno, na 6ª hora do dia (…2..) . Os escribas da Casa da Vida descobriram que era uma bola de fogo que vinha do céu. Se bem que ela não possuísse cabeça, o sopro de sua boca tinha um odor fétido. Seu corpo, uma vara, cerca de 5 metros de comprimento e 1 vara de largura. Não falava. Seus corações estremeceram e lançaram-se à terra de bruços (…3…). Eles foram ter com o rei…(?) para relatar. Sua Majestade ordenou (…4…) foi examinado (…5…) tudo quanto foi escrito na Casa da Vida, Sua Majestade meditou a cerca do que chegara. Ora, após alguns dias se passarem essas coisas, eis que elas foram mais numerosas que nunca! Elas brilharam no céu mais que o sol até os limites de quatro pilares do firmamento (…6…) . Poderosa era a posição das bolas de fogo. A armada do rei as observava e o rei encontrava-se no meio dela . Era após a refeição da noite. Sobre esta, elas (as bolas de fogo) se elevaram mais alto em direção sul. Peixes e voláteis caíram do céu. Era uma maravilha jamais vista desde a fundação do país! Ela pediu à Sua Majestade que usasse incenso para apaziguar a Terra ( …9…) Para escrever o que chegou no livro da Casa da Vida (…10…) a fim que se guarde a lembrança na Eternidade”.

Muitos pesquisadores afirmam que este seria o relato de uma incursão de extraterrestres .
Outros pesquisadores têm relacionado o texto do papiro Tulli com aquele da Bíblia que descreve a “roda de fogo” por ocasião da levitação misteriosa do profeta Ezequiel.

A questão fica aberta…

Saiba mais…