Navegar / buscar

Armazenamento na Nuvem – DropBox

Cloud_computing

A cada dia passamos mais tempo na frente de um computador, quer seja trabalhando ou apenas navegando em redes sociais, tão populares atualmente. Um grande contingente de usuários usa mais de um computador e aí começam os problemas para manter arquivos atualizados nos diversos equipamentos em que trabalha.

Dispositivos portáteis de armazenamento como pendrives, por diversos

Pen Drive

 motivos, já não satisfazem completamente a necessidade desses usuários, que começam a aderir ao armazenamento em nuvem.

 

 

 

Ainda uma novidade para a maioria dos usuários de computadores, notebooks e dispositivos móveis, o armazenamento em nuvem vem demonstrando ser um lugar muito mais seguro para se guardar nossos arquivos do que nosso falível hardware, pois ficam armazenados em servidores localizados em DataCenters com infra estrutura confiável e redundante.

Além de ser uma forma segura de armazenamento, a nuvem não serve apenas para guardar informações. Muitas outras vantagens têm sido adquiridas por essa tecnologia que é capaz de substituir até mesmo uma boa placa de vídeo. Já é possível armazenar em nuvem jogos comercializados no mercado, onde você não precisa instalá-los no computador nem ter uma máquina poderosa, já que tudo é transmitido instantaneamente via internet, mas isso já é assunto para outro texto.

O Dropbox é um dos serviços de armazenamento em nuvem que oferece um bom espaço grátis. O cadastrado recebe 2Gb de espaço inicial e que pode chegar a 16 Gb, se ele convidar amigos e seguir/curtir/promover o dropbox nas redes sociais.

Faça o cadastro (aqui), instale o aplicativo nos computadores em que deseja manter os arquivos sincronizados, mova os arquivos para dentro da pasta criada pelo aplicativo, o nome padrão da pasta é dropbox, e pronto, em cada máquina que tiver sido instalado, o conteúdo dessa pasta será o mesmo, sem nenhuma interferência direta sua.

Pasta padrão criada pelo aplicativo dropbox

Vamos a um exemplo hipotético:

Você trabalha em 03 computadores. Seu desktop pessoal, o desktop do trabalho e o notebook do trabalho que só é usado nas viagens de negócios e essas três máquinas têm uma pasta dropbox sincronizada.

Vai viajar no dia seguinte e está terminando o projeto que terá que apresentar a clientes, mas no fim do expediente ainda não concluiu a tarefa, basta apenas desligar a máquina, em casa você termina o trabalho no seu micro pessoal e pronto. Quando ligar o notebook, não importando onde esteja, desde que tenha acesso a internet, seu projeto estará lá na pasta, como se estivesse pessoalmente colocado ali.

Vá para a nuvem você também!

 

Deixe um comentário

nome*

email* (não publicado)

website