Navegar / buscar

Carnaval

Todos os feriados eclesiásticos, com exceção do Natal, são calculados em função da data da Páscoa. Como o domingo de Páscoa ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que se verificar a partir do equinócio da primavera (no hemisfério norte) ou do equinócio do outono (no hemisfério sul), e a sexta-feira da Paixão é a que antecede o Domingo de Páscoa, então a terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.

A Semana Santa foi criada pela Igreja Católica no século XI e é antecedida pela Quaresma, quarenta dias marcados pelo jejum e outras privações. Esse longo período de abstinências estimulou a reunião de diversas festividades nos dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma.

A palavra “carnaval” está relacionada com a idéia de “afastamento” dos prazeres da carne marcado pela expressão “carne vale” (adeus à carne), que acabou por formar a palavra “carnaval”.

A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca como a conhecemos hoje. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no Carnaval francês para implantar suas festas carnavalescas.

Para saber mais…

Deixe um comentário

nome*

email* (não publicado)

website